Por meio da trajetória da artista plástica paranaense Irena Palulis, palestra propõem uma reflexão histórica e crítica sobre as mulheres artistas do estado

Imagem 7

Comando News –  O encerramento da exposição da artista plástica paranaense Irena Palulis, que está em cartaz desde 28 de agosto no MUSA – Museu de Arte da UFPR – acontece com uma palestra gratuita nesta terça-feira (30), às 19h. A palestra conta com a participação de Ana Procopiak – designer e professora graduada pela PUC-PR, Mari Inês Piekas – ilustradora e artista plástica, Naiara Akel – ilustradora, bordadeira e professora e tem a mediação de Consuelo Schlichta – doutora em História e professora da Universidade Federal do Paraná.

Com o título “Irena Palulis e as mulheres na História da Arte no Paraná: visibilidade e contribuições”, a palestra propõem uma reflexão histórica e crítica sobre as lutas das mulheres artistas por seu lugar de direito e protagonismo no campo da produção artística e no sistema da arte.

Além disso, o tema será discutido também tendo como pano de fundo a trajetória, a produção, a projeção e a contribuição de Irena Palulis para a arte paranaense. “Tendo em vista a preocupação crescente, nas últimas décadas, com a ampliação do espaço e da visibilidade de artistas mulheres, a mesa e a exposição que ela encerra – “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos” – inserem-se no contexto dessas lutas” ressalta Consuelo Schilichta, mediadora da mesa e pesquisadora.

Palestrantes:

Ana Procopiak

Artista visual, designer e professora graduada em Desenho Industrial pela PUC-PR, especialista em História da Arte pela UNESPAR – EMBAP e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Realiza pesquisa das intersecções entre as linguagens fotográfica, pictórica e gráfica, tendo participado de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Ministra oficinas de criação, cursos e palestras em instituições culturais.

Mari Inês Piekas

Designer, ilustradora e artista plástica. Realizou estágio de pós-graduação na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Doutora em Artes Visuais pela UDESC, atua na área de ensino e pesquisa em desenho infantil e deficiência visual. Em 2014/15 participou da Exposição “Natureza Brasileira” na Polônia. Atualmente é professora colaboradora no curso de Artes Visuais da UFPR.

Naiara Akel

Ilustradora, bordadeira e professora. Formada em Artes Visuais pela UFPR, suas pesquisas buscam o caminho percorrido por mulheres na história da arte, com enfoque em artistas paranaenses – suas vivências e produções.

Mediação:

Consuelo Schlichta
Doutora em História, professora da Universidade Federal do Paraná. Artista visual e pesquisadora, dedica-se aos estudos iconográficos brasileiros, história das representações e leitura de imagem. Tem realizado exposições e publicado livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Vive e trabalha em Curitiba.

 Irena Palulis e as mulheres na História da Arte no Paraná – visibilidade e contribuições

Serviço

Data: 30 de outubro de 2018

Hora: 19h

Local: Museu de Arte da UFPR – MusA

Praça Santos Andrade, n. 50. Prédio Histórico da UFPR

Entrada grátis

https://www.facebook.com/events/248668092482185/

https://www.facebook.com/irenapalulis/

Anúncios

Publicado por Comando News

Consultoria em comunicação promove ações de relacionamento para fortalecimento de imagem institucional por meio de assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: