AR_Graciosa_02Participantes destacam organização, o contato com a natureza e consideram que esta é a prova que “todo corredor deveria fazer”

Comando News – Com uma maratona desafiadora, a Corrida da Graciosa teve a sua 17ª edição realizada no sábado, 20 de outubro de 2008. As grandes novidades do ano foram no percurso da prova, a realização de uma maratona aferida com 42kms195 descendo e subindo a serra, batizada com o nome “Desafio da Mata Atlântica”, e o aumento dos tradicionais 20k para uma meia-maratona. Esse ano também foi a primeira vez que a Global Vita Sports e a Associação Pro Correr realizaram o evento no sábado, mudanças que agradaram aos atletas, turistas e comerciantes da região.

AR_Graciosa_01

Corredores de todos os estados do Brasil e alguns do exterior estavam entre os 1 mil atletas que participaram do evento, realizado na histórica Estrada da Graciosa que desce para litoral paranaense. “Foi a primeira vez que subi a Graciosa correndo. Nunca tinha nem sequer treinado lá. É uma daquelas provas que todo corredor deveria fazer uma vez na vida, pelo desafio pessoal de superar 14 kms ininterruptos de subida e por que você consegue perceber como a natureza é incrível, com suas cachoeiras, pássaros e vistas lindas. Está longe de ser uma prova fácil, mas é daquelas que você vai carregar a medalha com muito orgulho”, comemorou o resultado Vinícius Boreki.

AR_Graciosa_04

O jornalista completou a meia-maratona, mas ficou imaginando como seria o desafio de encarar os 42km195m, mesmo já tendo completado maratonas em provas de rua. “Realizar uma maratona descendo e subindo a Serra da Graciosa é um desafio colossal, é tão duro para a organização quanto é para os atletas. Um projeto desse só sai do papel devido ao engajamento e apoio da Polícia Rodoviária Estadual, DER, Comunidade de Morretes, uma equipe totalmente comprometida com o projeto e a confiança dos atletas na qualidade da organização”, destaca Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports.

AR_Graciosa_06
foto: Vinicius Boreki

Devido ao nível de dificuldade técnica da prova, foi planejado pela organização uma estrutura ampla de atendimento e apoio aos atletas. Havia ambulâncias e atendimento médico permanente em três pontos no percurso, recovery premium com botas de compressão, ventosas e terapia manual, fisioterapia, hidratação e alimentação diferenciada.  “Contemplar a vista da nossa encantadora Serra da Graciosa com todo o suporte e segurança foi fantástico! Parabéns aos organizadores e a todos os envolvidos! Se superar a cada curva é nosso maior desafio”, agradeceu a campeã da prova dos 21kms no feminino, Letícia Saltori, acostumada a frequentar pódios em provas do Brasil e do exterior, como o Desafio do Samurai na Mizuno Uphill, prova que acontece na Serra do Rio do Rastro e a atleta é ganhadora da primeira colocação. Na maratona, nominada Desafio da Mata Atlântica, destaque para o Marcos Paulo Espírito Santos. Em outubro de 2001, ele foi campeão da 1ª edição da Subida da Serra da Graciosa. Agora, 17 anos depois foi campeão da 1ª edição dos 42kms.

 Atletas de outros estados
A Corrida Graciosa, que já é tradicional entre os atletas do Sul do Brasil, cada vez mais ganha mais o mercado de outros estados. O atleta de Diego Benghi não conhecia a Serra da Graciosa. Convidado por um amigo, se inscreveu ainda em 2017, logo no primeiro dia. “Coloquei como meta fazer a subida da graciosa em 2018 e deu certo. Aproveitei para conhecer a região, fazer turismo e apreciar a paisagem”, disse o corredor, que promete voltar.

AR_Graciosa_03A etapa Graciosa do circuito Amazing Runs foi organizada pela Global Vita Sports em parceria com a Associação Pro Correr, também contou com os patrocínios da Mormaii, Decathlon, Rimatur, Bula Verdde, Hospital Angelina Caron, Snacks Inspire, Águas Ouro Fino, Four Fisio e Verde Campo.

Ação com a comunidade da região
Foram arrecadados cerca de 150kg em alimentos não perecíveis e diversos brinquedos para a comunidade local de Morretes, ação que visa aproximar os moradores da prova.

Confira o pódio em cada prova:

42k – Masculino
1º Marcos Paulo Espirito Santo – 3h06min19s
2º Daniel Schmitz – 3h16min14s
3º Rodolfo Araújo Vilela – 3h18min10s
4º Cassiano Romero Biesek – 3h20min31s
5º Eduardo Pizzetti -3h25min41s

42k-Feminino
1ª Luciana Beatriz Freitas da Rocha – 3h58min18s
2ª Caroline Riella – 4h00min34s
3ª Fernanda Gueiros Fernandes Tomkiw -4h01min07s
4ª Giani Maçaneiro Burkhardt – 4h14min02s
5ª Rosangela Martins da Silva – 4h18min59s

21k – Masculino
1º Marcelo Henrique Rocha – 1h24min58s
2º Murilo Ugolini Klein – 1h31min51s
3º Cassio Gomes da Silva -1h33min02s
4º Alex Sandro Cordeiro – 1h34min09s
5º Carlos Eduardo Condrati – 1h34min39s

21k – Feminino
1ª Letícia da Silva Saltori – 1h46min00s
2ª Lucimari Perin – 1h50min47s
3ª Maria Paulo Ramos de Constantini – 1h53min10s
4ª Marcia Assis dos Santos – 1h55min45s
5ª Marines Adriana Paolazi – 1h59min13s

Circuito Amazing Runs segue para Serra da Canastra-MG
A próxima etapa do Circuito Amazing Runs acontece na Serra da Canastra-MG, nos dias 3 e 4 de novembro de 2018. Serão duas modalidades de provas na imponente região,com a arena situada no município de São João Batista do Glória – a 340 km da capital Belo Horizonte. O local abriga paisagens estonteantes, serras incríveis, com muitas subidas que proporcionam uma imersão completa na natureza. Informações e inscrições no www.amazingruns.com.br/

Sobre a Global Vita Sports
A Global Vita Sports atua em parceria com a Associação Pro Correr, juntas somam mais de 20 anos de experiência em organização de eventos e são responsáveis pelo circuito Amazing Runs, que vem crescendo de forma orgânica e exponencial pelo Brasil, com etapas na Ilha do Mel, Garopaba-SC, a charmosa e tradicional Corrida da Serra da Graciosa-PR e Serra da Canastra-MG. Todos eventos de destaque no chamado trail running (corrida de trilha), modalidade que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. No segmento de corridas de rua também tem apresentado um crescimento expressivo, onde conduzem a criação, planejamento e execução de grandes eventos como a Corrida da Mulher, 15K de Santa Felicidade, Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe, Corrida do Tingui, Corrida da Ponte, Corrida Noturna Unimed Cascavel, o Circuito de Corridas da Polícia Militar do Paraná. Também foram responsáveis pala realização da edição de 2017 da Maratona de Curitiba, maior edição já realizada do evento em 22 anos.

Publicado por Comando News

Consultoria em comunicação promove ações de relacionamento para fortalecimento de imagem institucional por meio de assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: