COMANDO NEWS– A etapa da Serra da Graciosa do Circuito Amazing Runs terá pela primeira vez uma maratona. A prova será sábado, 20 de outubro, no litoral paranaense.   “É uma inovação e será uma prova bastante dura e desafiadora que vai acontecer paralelamente à Corrida da Graciosa (21Km) já reconhecida nacionalmente”, destaca Arthur Trauczynski, diretor de negócios da Global Vita Sports, organizadora da prova e da Maratona de Curitiba 2017.

A Corrida da Graciosa nasceu no ano 2001, quando Luiz Celso de Medeiros, procurador da justiça e corredor curitibano, teve a iniciativa de comemorar seu aniversário de 50 anos, convidando 50 amigos para o desafio de subir a Serra da Graciosa correndo.

Como recompensa, todos que completassem o desafio ganhariam como prêmio do aniversariante um almoço no topo da Serra. Na época, Tadeu Natálio, fundador da Associação Pro Correr e amigo do aniversariante, foi o encarregado por organizar a logística e coordenar o evento para os participantes.

Os convidados gostaram tanto do desafio, que já no ano de 2001, Tadeu Natálio aproveitou a oportunidade para criar a primeira corrida de “subida de montanha” aberta ao público, onde já apareceram 450 participantes dispostos a desafiar os limites do corpo e da mente subindo a Serra da Graciosa. Ao longo do tempo, a Corrida da Graciosa passou a ser muito mais que um evento de corrida, ela virou objeto de desejo para corredores de todo o Brasil que buscavam por um desafio único de superação para o corpo e mente.

A Corrida da Graciosa acontece há 17 anos, somente a edição de 2014 foi interrompida devido a um deslizamento que interditou a passagem de carros ou atletas pela Estrada da Graciosa. No ano de 2015, a prova passou a fazer parte do do projeto Amazing Runs, um circuito de corridas em unidades de conservação e lugares incríveis que tem como principal objetivo conscientizar os participantes sobre a preservação da biodiversidade.

Essa mudança foi um marco histórico para o evento, quando pela primeira vez esgotou na totalidade as 800 inscrições disponíveis em apenas 72 horas.

Em comemoração aos 17 anos de prova, o evento passou por uma nova e grande transformação em 2018. O tradicional percurso de 20k virou uma meia maratona, em adicional, a organização propõe também um desafio inédito: um percurso de 42 quilômetros exclusivo para 200 atletas dispostos a superar todos os limites do corpo descendo e subindo a Serra da Graciosa.

Inscrições e informações: www.amazingruns.com.br.

Curiosidades sobre a Corrida da Graciosa:

A primeira camiseta da prova era de algodão, na época nem se sabia o que era o tecido “poliamida”;

A primeira edição oficial da Corrida da Graciosa contou com 450 inscritos e se chamava “Subida da Serra da Graciosa”;

Desde a primeira edição, a organização oferece o transporte de ida e volta para todos os atletas entre Curitiba e Morretes, visando reduzir o impacto com carros no local e ter uma logística diferenciada para o evento;

O recorde da prova foi estabelecido em 2002 pelo atleta Ismael Pereira da Silva, onde alcançou o feito de subir a Serra da Graciosa em 1h18m26s, desde então esse tempo nunca mais foi superado.

Em paralelo ao caminho dos Jesuítas, foi o primeiro elo de ligação entre Paranaguá e Curitiba;

O pinheiro onde é realizado a premiação da Corrida da Graciosa foi utilizado como local de descanso por Dom Pedro I após subir a Serra;

Um dos principais pontos turísticos da Serra da Graciosa é o Recanto Mãe Catira – nome de origem indígena que remete a uma dança Guarani;

A Estrada da Graciosa possui seis recantos para descanso e contemplação:

Engenheiro Lacerda – Abriga um mirante de onde é possível avistar a baía de Paranaguá;

Rio Cascata – Encanta sua belíssima queda d’água;

Grota Funda – possui um estreito e fundo vale;

Bela Vista – mirante onde também pode se avistar Paranaguá;

Curva da Ferradura – É por onde começa a trilha do Caminho da Graciosa;

Parque Mãe Catira – Principal ponto de encontro dos turistas que descem a Serra da Graciosa.

 Sobre a Global Vita Sports

Com cinco anos de mercado, a Global Vita Sports é responsável pelo circuito Amazing Runs e vem crescendo de forma orgânica e exponencial pelo Brasil, com etapas na Ilha do Mel, Garopaba-SC, e da charmosa e tradicional Corrida da Serra da Graciosa-PR e Serra da Canastra-MG, todos eventos de destaque no chamado trail running (corrida de trilha), modalidade que vem crescendo nos últimos anos no Brasil.

No segmento de corridas de rua também tem apresentado um crescimento expressivo, ao lado da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte, conduzem a criação, planejamento e execução de grandes eventos como a Corrida da Mulher, 15K de Santa Felicidade, Corrida e Caminhada Pequeno Príncipe, Corrida do Tingui, Corrida da Ponte, Corrida Noturna Unimed Cascavel, o Circuito de Corridas da Polícia Militar do Paraná e a edição de 2017 da Maratona de Curitiba.

Anúncios

Publicado por Comando News

Consultoria em comunicação promove ações de relacionamento para fortalecimento de imagem institucional por meio de assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: